Gordura

Conheça as alterações e os tipos de gordura

O Excesso de Gordura 
        Uma pessoa pode ter o peso normal ou só um pouco aumentado e no entanto ter um excesso de gordura e falta de massa muscular no corpo. Então, mesmo sendo aparentemente magra,  aparecerá a “Síndrome da Desarmonia Corporal”. Uma outra pessoa pode ter excesso de peso e de gordura e diminuição de massa muscular, então a desarmonia será ainda mais importante. O normal de distribuição da composição corporal é de 20% de gordura e 80%  de massa magra que é formada por músculos, ossos e órgãos. Como, em regra, os ossos, e órgãos não mudam de tamanho (salvo se doentes), a massa magra reflete a massa muscular. Uma  mulher de 1,59 m de altura, que pesa 55 quilos, tem um peso normal. Mas, se sua composição corporal  for de 35% de gordura e 65% de massa magra, ela apresenta um excesso de gordura no corpo e falta de músculos. Este excesso de gordura refletirá na presença de Gordura Localizada e Celulite e a falta de músculos  em  flacidez. Ocorrerá então a Síndrome de Desarmonia Corporal, mesmo em uma mulher magra. Já uma outra paciente, com 1,53 de altura, que pesa 70 quilos, e que tem 50% de gordura corporal e 50% de massa magra, teria um peso ideal de 51 quilos. Portanto, tem um excesso de peso de 19 quilos, mas um excesso de gordura corporal ainda maior,  de 25 quilos, portanto, além do excesso de peso, existe falta de massa muscular. Essa composição irá atingir a Harmonia Corporal de uma forma muito mais intensa. As combinações desses fatores (músculos e gordura) podem ser as mais diversas possíveis, e a intensidade  do problema e o tratamento  serão diferentes para cada caso
.
A Gordura Localizada
O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo. No homem o local preferencial é a barriga e os “pneuzinhos” e na mulher Ginóide é a região do quadril, onde aparece o famoso “culote”. Na mulher Andróide, é na barriga, como o Homem.  Já vimos que o excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica a presença de culote ou barriga  mesmo em mulheres aparentemente magras.  A Correção da Composição Corporal pode melhorar a gordura localizada. Pequenas deposições podem desaparecer,  mas em muitos casos , esta gordura dificilmente é mobilizada, mesmo em se perdendo peso. Tratamentos Clínicos, com Hidrolipoclasia (Ultra-som) e Mesoterapia podem tratar gordura localizada de pequeno volume. Já os casos de extensão média e grande acabam necessitando correção cirúrgica, como a lipoaspiração . A Cirurgia não elimina a necessidade de Correção Alimentar e Exercícios e o tratamento para Celulite. Como sempre,  em toda a abordagem para Harmonia Corporal, são necessárias técnicas complementares e combinadas.

A Gordura Regionalizada
Chamamos de Gordura Regionalizada, uma camada de gordura que se deposita de modo homogêneo sob a pele, sem fazer projeção. É diferente da Gordura Localizada, porque esta faz uma projeção, como no Culote e na “Barriga”.  A Gordura Regionalizada  é uma camada mais homogênea, que deposita do quadril até o joelho nas mulheres do tipo Ginóide e no abdômen, flancos e cintura na mulher do tipo Andróide. Esta camada, diferentemente da Gordura Localizada, não pode ser retirada facilmente com a Lipoaspiração. Está intimamente associada com os hormônios femininos e a Celulite. É nesta camada que a Celulite de instala.  Para detectarmos a Gordura Regionalizada, é só pegar a pele da coxa, entre o dedo e o indicador, bem rente ao músculo da perna. Quanto mais espesso o volume apreendido entre os dedos, maior o volume de Gordura Regionalizada. A Gordura Localizada é melhor tratada com Lipoescultura e a Gordura Regionalizada, com os tratamentos de Celulite.