Tratamentos

Conheça mais sobre tratamentos estéticos que podem ajudá-la na busca por um corpo mais bonito e saudável

Aplicação de Lipolíticos
Uma importante técnica para tratar Celulite e a Síndrome de Desarmonia Corporal  é a aplicação de Lipolíticos com técnicas derivadas da   Mesoterapia. É um controvertido tema. É um método eficiente?   para o que se propõe? O que é exatamente Mesoterapia?
Se um medicamento é ministrado por via oral ou por injeção, circula pelo sistema vascular atingindo todos os órgãos . Embora um produto possa se concentrar mais em determinados órgãos, de maneira geral se distribuem por todo o corpo.  Só uma pequena parte do  medicamento vai  para o órgão alvo, onde existe o problema. Portanto, da dose total recebida, apenas uma fração chega até o local que está doente. Por exemplo, se um paciente tem uma “inflamação” no joelho e recebe um antiinflamatório,  a medicação vai se distribuir por todo o corpo, atingindo os pulmões, o fígado, o outro joelho, enfim todo o organismo,  e só uma pequena parcela vai atingir o joelho doente. A dose do medicamento é calculada baseada na parcela que age no  ponto que está doente, e o restante acaba sendo inútil.
O princípio básico da aplicação local  é a administração  de medicamentos, próximo ao local onde vai agir. Então se a medicação é aplicada no local, estará presente no ponto alvo em altas doses, e quando é absorvida  e distribuída pelo organismo, se dilui e tem seu efeito muito diminuído para os outros órgãos. Então, uma pequena quantidade aplicada no local alvo terá uma forte ação neste local, e quando absorvida e distribuída no resto do organismo haverá uma diluição  e os possíveis efeitos colaterais serão muito diminuídos.
É óbvio que esta técnica não substitui qualquer dos tratamentos convencionais, mas tem algumas aplicações muito específicas onde pode ser útil.
Portanto, Mesoterapia, aplicação local de lipolíticos, intradermoterapia,  são  apenas uma maneira de administração de medicamentos. Pode ser excelente, ou inútil ou até prejudicial dependendo de quem realiza o tratamento (que deve ser sempre um médico treinado e habituado com a técnica), do tipo de medicamento aplicado, do problema à ser tratado e do órgão alvo onde foi feita a aplicação.
Os medicamentos usados são lipolíticos, ou seja, liberam a gordura do tecido. Esta gordura tem que ser consumida. O exercício provoca o consumo desta gordura liberada, que não será reposta por causa da reeducação alimentar. Mas, se a gordura é liberada com lipolíticos, e não ocorre o consumo com exercícios, ela volta para onde saiu. E também se continuarem a ocorrer os erros alimentares, nova gordura se deposita. Neste caso a aplicação  libera e a má alimentação repõe a gordura liberada, tornando inútil o tratamento. Portanto, a aplicação local de medicamentos  só é eficiente associada à reeducação alimentar e à prática de exercícios.
A Aplicação local de lipolíticos, embora muito útil, isoladamente não é capaz de resolver o problema da aparência do corpo, são necessárias, outras medidas. Este é o motivo pelo qual este  método, como qualquer outro método é colocado às vezes  em dúvida. Nenhum método utilizado sem os outros se mostrou eficiente para devolver a Harmonia Corporal, mas o uso criterioso de vários métodos, incluindo a Mesoterapia, Intradermoterapia e aplicação de lipolíticos com a participação efetiva do paciente nos exercícios e na reeducação alimentar, apresenta excelentes resultados.


Lipostabil/ Fostatidilcolina 
O Lipostabil, cuja substância básica é a fosfatidilcolina, é um produto capaz de a agir sobre o tecido gorduroso. Sua ação sobre o colesterol é há  muito tempo conhecida, e vem sendo usada como tratamento coadjuvante de algumas alterações das gorduras no sangue.
Mais recentemente, se observou que a sua aplicação local pode diminuir o tecido adiposo.
Apesar de ser um tratamento relativamente recente, tem se mostrado útil no tratamento de gordura localizada, como os "culotes" dos quadris e os "pneuzinhos" do abdome. Também vem sendo utilizada para o tratamento das bolsas de gordura das pálpebras e da gordura submentoniana , a chamada "papada" .
Observação Importante: O lipostabil foi utilizado no Brasil de forma experimental, sendo um promissor método. Entretanto, não foi ainda liberado pelo Ministério da Saúde, e seu uso é atualmente proibido no país. Outros medicamentos semelhantes  podem ser utilizados com bons resultados.


Drenagem Linfática
A Drenagem Linfática é uma espécie de massagem que facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gorduras) até os gânglios linfáticos, que o drena para a circulação. Este procedimento é muito útil no tratamento da Celulite. A drenagem Linfática pode ser feita de maneira manual ou com equipamentos. A Drenagem Linfática manual é procedimento feito por profissional especialmente treinada para isso é insubstituível e fundamental no controle da Celulite. Em nossa Clínica damos preferência ao método manual de drenagem, que achamos mais eficiente, apesar de existir aparelhos especialmente criados para o procedimento.



Carboxiterapia
É uma nova técnica que utiliza o CO2 aplicado sob a pele, melhora o quadro de Celulite, e tem sido muito utilizada no mundo e agora inicia sua aplicação no Brasil. Nesta Técnica o gás carbônico (CO2) é usado por via subcutânea. O Tratamento deve ser realizado exclusivamente por médico. O CO2 é um gás inodoro, ao qual o organismo está habituado, portanto não provoca alergias. Utilizado corretamente é isento de complicações e não apresenta toxicidade. O CO2 é aplicado no subcutâneo através de uma pequena agulha, muito fina. Ele vai agir na zona afetada pela Celulite e depois , após algum tempo,  o gás se elimina completamente. São realizadas sessões semanais. É um tratamento promissor, mas deve ser utilizado com outras medidas de tratamento para a Celulite.

Eletroestimulação
Harmonia Corporal feminina é integrada por curvas e consistências, que são fornecidas pelos músculos. O formato bonito da coxa ou a projeção do glúteo é conseqüência de massa muscular bem desenvolvida e com tonicidade (é um estado de contração muscular em repouso, que dá um aspecto de firmeza). Se uma mulher corrigir o excesso de gordura, não significa que atingiu a Harmonia Corporal. Existe a necessidade de corrigir a parte muscular. Nenhum remédio ou aplicação é capaz de aumentar a massa muscular ou a tonicidade. Os aparelhos de estimulação muscular artificiais são capazes de dar tonicidade, mas só são eficientes enquanto utilizados. O ideal é realizar exercícios. Indicamos a associação de atividade aeróbica (Natação, Andar-Correr, Bicicleta Ergométrica) e Anaeróbica (Musculação) ou mista (Lift Training). A estimulação muscular eletrônica é utilizada no tratamento, enquanto os exercícios estão sendo iniciados, sendo depois mantido só os exercícios.   
As chamadas correntes russas são capazes de promover a contração artificial da musculatura. Esta contração é capaz de promover o tônus muscular, e deixar a musculatura mais firme. Entretanto o efeito só existe enquanto a estimulação está sendo feita, repetitivamente. Se parar as aplicações se perde o efeito. Por causa deste fato, em nossa Clínica utilizamos estas técnicas  no início do tratamento, mas damos ênfase à prática de exercícios, que é ainda mais saudável e pode ser mantido por muito tempo depois de terminado o tratamento. Portanto, as correntes elétricas são utilizadas nos tratamentos, mas não substituem a prática de exercícios.

Eletrolipoforese
Utiliza-se um aparelho que gera uma corrente elétrica suave alterando as células gordurosas. Essas células perdem a capacidade de reter a gordura que é liberada para ser consumida. Necessita o uso de agulhas muito finas que são descartáveis e semelhantes às usadas em acupuntura. Ao contrário do que parece, não é muito doloroso, e é muito bem aceito, por causa da qualidade das agulhas de acupuntura. 


Vacuoterapia – Endermologia
São técnicas que utilizam aparelhos que fazem uma forte sucção sobre a pele. Existem equipamentos mais antigos de vácuo e agora os mais modernos derivados da Endermologie, técnica francesa muito utilizada como auxiliar no tratamento da Celulite. Esta técnica realiza uma forte massagem e se obtém uma melhora do aspecto granuloso da superfície da pele com Celulite.









Hidrolipoclasia Ultra-sonica
Este tratamento é usado para o tratamento da Celulite e   gordura localizada de pequeno volume. Suas ondas penetram de 3 a 4 cm de profundidade, agitam fortemente as partículas de água da região, que colidem com as células gordurosas provocando a sua eliminação. A técnica chamada Hidrolipoclasia é eficiente em pequenas gorduras localizadas. Para volumes maiores preferimos  a lipoaspiração. Entretanto, ressaltamos que a aplicação do ultra-som diretamente na pele não é capaz de trazer bons resultados, é necessário também  a aplicação de líquidos, através de agulhas muito finas, esses líquidos geralmente são associados com lipolíticos.

Tratamentos de Cirurgia Plástica
Lipoaspiração
A técnica cirúrgica principal utilizada no Tratamento da Síndrome de Desarmonia Corporal é a Técnica da Lipoaspiração. A Lipoaspiração é uma cirurgia realizada com cânulas muito finas que retiram o excesso de gordura onde está localizada. Pode ser realizada em várias regiões do corpo.   É muito difundida nos tratamentos estéticos.
A Lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas em estética corporal no mundo. A técnica, relativamente recente, encontrou um grande desenvolvimento global. O princípio básico da Lipoaspiração e a realização de uma pequena incisão, por onde penetra uma cânula, também fina. A cânula recebe uma pressão negativa, uma sucção, e enquanto o cirurgião realiza movimentos, que liquefazem a gordura, a sucção a retira do corpo. Este princípio simples é à base de uma revolução na Cirurgia Estética.
Mais recentemente a evolução tecnológica adicionou novos detalhes, quase uma lapidação da técnica.
Novas cânulas mais finas, com orifícios especialmente desenhados e construídas com materiais especiais como o titânio foram as primeiras aquisições.
O desenvolvimento da técnica tumescente, que provoca uma hidratação exagerada das células de gordura, junto com a anestesia local, permitiu o uso racional da anestesia e facilitou a retirada da gordura, sob regime ambulatorial, em day hospital.
No tratamento da Síndrome de Desarmonia Corporal, ela está especialmente indicada para o tratamento do componente da Gordura Localizada. A técnica de Lipoaspiração tem muitas variantes, mas que em suas bases, não diferem muito da técnica original. Entre as variantes podemos citar a Lipoescultura, a Lipoescultura com Subcisão,  a Lipolight, a Laserlipólise, a Vibrolipoaspiração, a HLPA – Hidrolipoaspiração. É importante não ser seduzido pela modernidade dos nomes. Todas as técnicas são basicamente Lipoaspirações, e as variantes dizem respeito a algum detalhe que adiciona valor, mas não invalida as demais técnicas. Assim é que um paciente não deve sair procurando uma determinada técnica, e sim procurar uma Clínica em que confia, e após avaliação cuidadosa do médico determinar a técnica que melhor se adapta a seu caso. Em nossa clínica, praticamos todas as técnicas, e assim poderemos escolher a mais benéfica para cada paciente. Faremos um breve sumário de cada técnica.

Lipoescultura e Subcisão
Recentemente foi divulgada uma técnica cirúrgica que é especialmente indicada para as depressões (pequenos “buracos”), provocadas pela Celulite mais avançada, que usualmente aparecem na região glútea e na face posterior da coxa. Esta técnica chamada Subcisão  pode ser realizada isoladamente ou acompanhada por Lipoescultura.
A Lipoescultura é a prática da lipoaspiração com a aplicação da gordura retirada em outros locais, como por exemplo, nos buraquinhos formados pela Celulite, ou para aumentar o glúteo.
A Subcisão é realizada na própria Clínica sob anestesia local, e o paciente retorna para casa imediatamente após o procedimento. A técnica consiste em separar a pele, da gordura com Celulite que a traciona. É utilizada uma agulha especial importada dos EUA, que possui uma micro lanceta. Após a anestesia local, com a micro lanceta, o cirurgião separa a pele que está aderida ao  tecido gorduroso com Celulite que origina a depressão. O procedimento é repetido em cada um dos “buraquinhos”. O processo é muito rápido, levando em média 2  minutos para corrigir cada depressão.
A Subcisão  está indicada para as depressões mais recentes e rasas. Para as depressões mais antigas e profundas, existe a necessidade de se associar à Subcisão, a técnica de Lipoescultura.  É realizada a Subcisão, como já descrito e   é então  retirada  gordura, com a técnica de lipoaspiração, de regiões com excesso de gordura. A região mais habitualmente escolhida como doadora  é o  “culote”, que assim pode ser corrigido concomitantemente.  A gordura assim obtida é injetada para preencher o espaço entre a pele liberada e a gordura com Celulite, na depressão. A Subcisão com Lipoescultura tira gordura da região com excesso e a aplica para corrigir as regiões onde existe depressão de Celulite, corrigindo os dois problemas ao mesmo tempo. O resultado da técnica é bom, havendo, no entanto diferenças de resposta, que é individual.
Este tratamento cirúrgico não elimina a necessidade dos outros cuidados para a forma corporal. Deve haver correção alimentar, exercícios e os outros cuidados  que descrevemos no início deste artigo.
A Subcisão isolada e a Subcisão com  Lipoescultura são técnicas complementares muito úteis para o cuidado dessa desagradável e sorrateira vilã, que é a Celulite,  que teima em atingir a forma corporal da mulher moderna.  .


Hidrolipoaspiração – HLPA
A Hidrolipoaspiração ou HLPA é a prática da lipoaspiração convencional, só que vem precedida da aplicação de ultra-som de três MHz. O ultra-som liquefaz a gordura, de tal maneira que se torna mais fácil a sua retirada por pequenas cânulas de lipoaspiração.





Vibrolipoaspiração
Nesta variante é utilizado um equipamento, o vibrolipoaspirador, que provoca uma vibração que ajuda a liquefazer a gordura a ser retirada. No processo de lipoaspiração convencional, o médico faz movimentos para a retirada da gordura. O vibrolipoaspirador realiza estes movimentos mecanicamente, e como age de uma maneira mais padronizada, deixa os resultados mais regulares e a realização da técnica mais rápida e fácil, diminuindo o tempo de cirurgia.

Laserlipólise
Lipoaspiração a LASER uma evolução da técnica clássica. Finalmente a tecnologia LASER, com utilização em muitas áreas da medicina, chegou a Lipoaspiração.
A Técnica batizada de Laserlipólise utiliza um LASER Nd: Yag, especialmente desenhado, que emite o LASER através de uma fibra ótica.
O LASER que é aplicado  previamente na região a ser operada, provoca alterações no tecido gorduroso que facilita a retirada da gordura e o pós-operatório. Uma das principais razões para que o Laser seja utilizado na lipoaspiração é a coagulação. Com o Laser, os vasos sangüíneos e linfáticos – responsáveis pelos inchaços e edemas - são coagulados e isso diminui tanto a dor quanto o sangramento e o inchaço. Dessa forma, temos a vantagem de realizar o procedimento em um campo com menos sangue permitindo que se possa ver os detalhes da cirurgia, melhorando o resultado.
A Laserlipólise é uma tecnologia européia, onde foi criado o LASER utilizado na técnica. Usado com sucesso na Itália, Alemanha, Argentina e Brasil.
A Anestesia utilizada é a Local, Tumescente, que deixa as células de gordura mais frágeis. A área então recebe o LASER, transmitido por uma fibra de 1 mm de espessura. As células gordurosas da área a ser tratada, recebem então uma cânula de titânio, muito fina, que complementa e retira a gordura liquefeita. A grande vantagem é uma maior facilidade do procedimento que ocorre com menor sangramento e melhor recuperação.
 
Lipolight
A Lipolight é uma pequena Lipoaspiração com anestesia local, realizada em regime ambulatorial (sem internação). Como se trata de uma pequena lipoaspiração, ela só pode ser realizada em pacientes que tenham pequenas coleções de gordura. Não podemos utilizar a Lipolight para tratar pacientes com grandes volumes de Gordura Localizada.

Consulte sempre um especialista para obter os melhores resultados e proteger sua saúde.